Conhecendo o Nordeste – APA Berçário da Vida Marinha

Localizada no município de Icapuí, no estado do Ceará, a Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, foi criada em março de 2022 como forma de garantir a preservação de todo o ecossistema local, por deter de um valor ambiental, social e econômico para o Ceará.

A unidade de conservação, de uso sustentável, é a 34ª estadual. Com 13.230 hectares de área total e quase 50 mil metros de perímetro, localizada entre as APAs da Praia de Ponta Grossa e do Manguezal da Barra Grande, permitindo a formação de um corredor ecológico costeiro e marinho.

A região foi transformada em unidade de conservação com o objetivo de proteger as aves limícolas e os locais de reprodução e alimentação do peixe-boi marinho. Além disso, a iniciativa busca garantir a sobrevivência da flora e a proteção de animais terrestres e marinhos da região, assim como a redução de efeitos das mudanças climáticas.

Por ser uma unidade de conservação de uso sustentável, são permitidas na área a realização de atividades econômicas tradicionais sustentáveis da região, como pesca e extrativismo; a conservação da cultura dos povos da região e atividades turísticas voltadas à efetivação do turismo comunitário e sustentável. A gestão da APA Berçários da Vida Marinha se dará através de Conselho Consultivo, presidido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Icapuí, terra de praias e dunas…

Salve à terra de um povo grande, generoso e feliz. Salve à terra de verdes coqueiros, terra cheia de praias e dunas, terra tão bela e feliz. Em Icapuí, como já dizia o seu hino municipal, a região carrega consigo grandes riquezas culturais, um passado histórico e uma beleza fascinante. 

Antigamente essas terras eram habitadas por índios que a denominavam por “Caiçara” – local cercado de galhos, no qual serviam como forma de proteção para as tribos da região. Só em 1943, o município passou a se chamar “Icapuí”, do Tupi “ygara”, canoa, e “puí”, rápida, veloz.

A última cidade do litoral do Ceará envolve 16 opções de praias para curtir durante todo o ano. Dentre elas, podemos citar: Praia de Ponta Grossa, Praia da Peroba, Praia da Redonda, Praia da Requenguela, Praia de Tremembé, Praia de Picos e Praia de Barreiras. São mais de 40 km de litoral cercado de histórias e por uma rica biodiversidade.

O que fazer em Icapuí…

1. Passeio de buggy: O passeio de buggy é uma das maneiras de visitar as melhores praias de e descobrir lugares e cenários únicos em Icapuí. 

2. Passeio de barco: No passeio de barco é possível visualizar belas paisagens e belezas naturais. O passeio de barco é uma opção muito apreciada na região.

3. Esportes aquáticos: A região é considerada uma das melhores cidades para a prática do Kite Surf, esporte bastante popular na Cidade, principalmente na praia de Tremembé.

4. Trilha de Ponta Grossa: A cidade também conta com trilhas ecológicas. A mais conhecida é a Trilha de Ponta Grossa. O passeio tem 2km de extensão e uma dificuldade mediada. O trajeto passa por florestas, dunas e termina no mar, revelando paisagens incríveis.

5. Mirante da Serra do Mar

O Mirante da Serra do Mar é um destino que garante uma visão única de Icapuí. No local garante uma visão única da cidade, lá, é possível avistar o litoral, descobrir novas paisagens e também fazer lindas fotos.

Com informações: Governo do Estado do Ceará e Viajali. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top